“Ah, se ao menos existisse um rio Lethe com a bebida do esquecimento, uma droga do sono, para o andarilho exausto! Assim suspira insensatamente o ser humano. Mas a lei da vida faz questão de lembrá-lo; pois tudo que você viveu, o pequeno e o grande, com o mal e o bem, tudo isso é lançado no moinho da memória, tudo isso é moído, moído, e depois disso, separamos a palha cinzenta e peneiramos os grãos bons. Nós os jogamos ao vento, e não resta nada além da fina farinha de que o pão é feito, branca como a neve, que dura toda a eternidade”.
August Strindberg, “Toten-Insel, A ilha dos mortos” *
MOERMEMÓRIA é uma websérie de seis episódios, com texto e direção de Marcio Freitas, realizada em isolamento social pelo grupo Teatro Número Três.
MOERMEMÓRIA apresenta ao espectador seis personagens isolados, no processo interminável de revisitar o próprio passado. Inspirado no fragmento dramático “Toten-Insel, A ilha dos mortos”, escrito por August Strindberg em 1907, o trabalho dá continuidade à encenação audiovisual de “A intrusa”, realizada em 2020, no sentido de refletir o período de pandemia por meio de imagens de paralisia e morte. Apropriando-se livremente do imaginário simbolista, a websérie reitera as obsessões formais que marcam a trajetória de pesquisa de 10 anos do Teatro Número Três: a fala investigada em seu potencial de estranheza, o diálogo rítmico com imagens e documentos reais apropriados do cotidiano, a construção de personagens inseridos em uma narrativa semi-ficcional movediça e aberta à decifração.
Em MOERMEMÓRIA, o roteiro de Marcio Freitas foi composto por meio de uma operação de usurpação: ele apropriou-se de textos publicados nas redes sociais de antigas paixões, pessoas que fizeram parte de sua vida e das quais, em algum momento, teve que se despedir. O autor reproduziu tais achados literalmente, descontextualizando-os, reconstituindo a vida de tais pessoas como se elas fossem personagens em um perpétuo remoer do passado, como se nesses fluxos de consciência pudessem encontrar a chave de sua existência.
As filmagens foram realizadas pelos próprios atores e atrizes, em diálogo com o diretor geral, a diretora de arte e a fotógrafa, todos em isolamento social, entre junho e outubro de 2020. Os seis episódios estão sendo disponibilizados gratuitamente na internet em julho de 2021, por meio das plataformas Youtube e Vimeo.
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Marcio Freitas
Direção de arte: Arlete Rua
Fotografia: Adriana Milhomem
Elenco:
Ana Skaf (L.) (X.)
Andrea Santiago (M.)
Bruno Augusto (J.)
Carolina Godinho (C.)
Júlia Sarmento (R.) (O.)
Luzé Gonçalves (B.)
Marcio Freitas (F.)
Marina Hodecker (A.) (S.)
Milena Pessoa (V.)
Morena Cattoni (E.)
Pamella Rodrigues (K.)
Patrícia Ubeda (D.)
Paula Lanziani (P.)
Pedro Florim (T.)
Renata Gasparim (G.)
Supervisão de Visagismo: Marina Hodecker
Visagismo de Carolina Godinho: Diego Nardes
Câmera de Carolina Godinho: Monique Vaillé
Câmera de Pedro Florim: Thais Moreno Soares
Edição de vídeo: Marcio Freitas
Produção e Realização: Teatro Número Três
LISTA DE EPISÓDIOS:
episódio 1: L., 38 anos
episódio 2: G., 44 anos
episódio 3: A., 32 anos
episódio 4: T., 40 anos
episódio 5: C., 41 anos
episódio 6: F., 34 anos
DISPONÍVEL EM:
https://tinyurl.com/moermemoria-youtube
https://vimeo.com/showcase/7264804
* O texto do fragmento dramático “Toten-Insel” de August Strindberg, que serviu de inspiração para esta websérie, foi traduzido para o português por Vanessa Teixeira de Oliveira e Wellington Júnior, e será publicado em breve pelas Edições Teatro do Pequeno Gesto.